top of page
Buscar
  • Foto do escritorKaren Bassi

A expectativa e a realidade quando o assunto é dor lombar

No quesito "pesquisas na internet", a dor lombar só perde para a enxaqueca. Sabia disso?! Pois é, dor lombar é extremamente comum.


Até aqui já falamos muito sobre postura e a não importância de uma ideal (pois não existe); uso de medicamento; tratamento entre outras coisas. Vamos colocar agora em ordem, alinhando o que gostaríamos que fosse, e como é de verdade


Quando o assunto é dor lombar - "Eu acho que: deve ser uma hérnia enorme, só pode. Não passa a dor, tomo o remédio e ela volta"

- O que realmente é: na grande maioria das vezes, a dor lombar é de origem postural ou muscular. Sendo assim, seu tratamento é muito mais fácil do que parece. Em alguns casos pode ser sim hérnia, mas também tem seu tratamento específico com excelentes resultados.


Quando o assunto é diagnosticar a dor lombar - "Eu acho que: só uma ressonância pode responder"

- O que realmente é: muitas vezes não é necessário realizar nenhuma exame. O principal é ser avaliado pela Fisioterapeuta para realizar testes específicos.


Quando o assunto é tratamento da lombar - "Eu acho que: só um remedinho e pronto. Vai passar"

- O que realmente é: medicamento só quando muito aguda a fase. Após essa fase, tratamento com foco na musculatura, mobilidade, movimento e essas orientações, levar para a vida.


Quando o assunto é atividade física - "Eu acho que: deve piorar a dor lombar. Vou parar sempre que doer"

- O que realmente é: já é comprovado que o movimento é o segredo do sucesso da dor lombar. Quando doer, diminua ou pare aqueles que realmente te causam ou lembram a dor. Mas não pare de se mexer. Faça os de pouco impacto, e aos poucos, vai retornando.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

As epicondilites, conhecidas como tendinites no cotovelo, afetam inúmeras pessoas globalmente. Associadas ao "cotovelo de tenista" ou "cotovelo de golfista", essas dores podem impactar significativame

Termo que frequentemente surge quando falamos sobre problemas no joelho. A condromalácia está relacionada a alterações na cartilagem da patela (aquele osso que fica bem na frente do joelho). Essas mud

Essa pergunta pode parecer simples, mas carrega consigo um significado profundo. Cuidar de si mesmo não é apenas uma questão de estética, mas uma demonstração de amor-próprio e de responsabilidade par

bottom of page