Buscar
  • Karen Bassi

Dor na lateral do joelho durante a corrida. Conhece a síndrome da banda ilitotibial?

Queixa comum entre praticantes de corrida, a dor na face lateral do joelho pode não ser necessariamente um problema que iniciou ali.


A face lateral da nossa coxa (a parte de fora) é coberta por um tecido chamado banda iliotibial. Ela vem desde o quadril até a lateral do joelho. Às vezes, principalmente em pessoas que praticam esportes que repetem muito o mesmo movimento (corrida, ciclismo), esse tecido começa a gerar um certo "atrito".


Esse atrito, conhecido como síndrome da banda iliotibial, pode iniciar um processo de tensão, gerando encurtamento. Agora imagina a bola de neve: tensiona, encurto, continuo demandando, e isso pode então, iniciar um processo inflamatório. O interessante é que, na maioria das vezes, a dor aparece na lateral do joelho e não necessariamente na lateral da coxa.


Repousar dessa atividade pode não ser a única solução. Pode ser necessário uma intervenção com soltura desse tecido, condutas antiinflamatórias e com certeza, uma avaliação biomecânica. Com uma boa avaliação, é possível identificar falhas e trabalhar em cima disso, afim de evitar que ocorra novamente.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quando o paciente me procura, é evidente que meu foco vai para a parte anatômica e física do problema. Mas quando ouço "Estou com dor pra brincar com meu filho"; "estou com dor pra correr e tenho uma

Preparados pra desmistificar algumas crenças?! Então vem comigo Mito 1: Repouso melhora dor na coluna O repouso da coluna em caso de dor aguda (uma crise, por exemplo) é indicado realmente nas primeir