Buscar
  • Karen Bassi

Dor significa lesão?

Uma das definições da dor é que ela é uma experiência desagradável. Por essa definição, já dá pra entender que ela muda de pessoa pra pessoa.


Aprendemos que dor é um sinal de alerta, de que algo não vai bem. Mas na verdade, a dor (quando é por lesão), é somente uma das capacidades do nosso sistema que comanda essa informação.


Esse sistema pode ser acionado por outros motivos também, considerando que a dor é uma experiência. Pode ser acionado até por uma situação de estresse, alerta, sobrecarga. E por ser uma experiência, não necessariamente representa algo físico, local.


O que isso significa? Muitas vezes, a experiência de dor que você sente, pode não vir do tecido em si onde sente a dor. É o famoso caso de quem vai fazer exame de imagem (ressonância, ultrassom) e não encontra nada ali. Diagnosticando bem de onde vem essa dor, dá pra ser resolvido facilmente.


Vale lembrar que em algumas pessoas esse sistema "dispara" a informação da dor por um tempo prolongado, não esperado. É quando chamamos de dor crônica. Nesse caso, o trabalho é feito para tratar a dor, mas o principal são as orientações fora do ambiente de clínica, no dia a dia.


Se você se identificou com essas explicações, pode ser que não precise passar por um longo processo de investigação da causa da dor. Para isso, procure um profissional capacitado que possa te avaliar e talvez já fechar um diagnóstico, sendo o Fisioterapeuta um desses profissionais.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Até essa altura, você já sabe que dor é uma experiência, e que não necessariamente, precisa vir de uma lesão física, certo?! A dor é interpretada por uma região no nosso cérebro e, através de uma via,

Como já falamos inúmeras vezes, a dor pode vir por uma lesão real de tecido ou, por uma experiência em que lá no nosso cérebro, é interpretada como dor O que vou citar aqui são algumas situações que p

Quem sofre com dor de cabeça sabe muito bem que os motivos variam igual trocamos de roupa. Um dia é alimentação, outro pela falta dela, outro porque não dormiu bem e assim vai. A cefaleia pode ter inú