Buscar
  • Karen Bassi

Eu prejudico meus joelhos com a prática da corrida?

Você vai acreditar se eu começar falando que pode ser o contrário?!


Como já falado antes, o joelho é uma articulação que engloba uma série de tecidos (ligamentos, tendões, cápsulas). Local onde chegam e saem músculos importantes do quadril e do tornozelo. Em resumo, ele está bem ali, no meio de tudo.


É evidente que doses erradas, como aumento abrupto do volume da corrida (tempo, distância, frequência) ou fatores externos que estejam envolvendo algum tipo de desconforto prévio no joelho, podem ter algum tipo de agudização com a prática.


Agora choque-se com essa informação: alguns estudos mostram que pessoas que praticam corrida recreacional, tem menos chances de desenvolver artrose nos joelhos, comparado com indivíduos sedentários ou corredores de elite.


Pois é. Pode ser que sua corrida de fim de semana ou com uma certa regularidade, esteja te ajudando, além do bem estar que quem pratica sabe bem como é!


Acontece que nosso corpo se adapta. O tempo todo estamos nos adaptando à situações externas e internas, e o impacto e a carga da corrida é só mais uma dessas adaptações.


Novamente, não incentivo que continue correndo se está apresentando dores. Algo pode estar errado e às vezes é uma questão de ajuste para melhorar e retornar a prática de forma saudável.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O que é a hérnia de disco? Devo me preocupar?

Alguns pacientes já apresentaram dores constantes na coluna lombar ou cervical, e como a maioria, foram orientados a fazer um exame de imagem para verificar a presença de alguma questão no disco. Muit

O frio influencia a minha dor?

Com certeza se não foi você, alguém próximo já se queixou de um aumento de dor em dias frios. Mas será que essa informação se sustenta? Muitos estudos foram realizados na tentativa de "compreender" es

Existe posição correta para dormir?

Esse é mais um tópico de dúvida frequente de todos, e que já ouvimos diversas respostas. A mais comum é a posição de lado com travesseiro não muito alto ou baixo, mantendo cabeça no mesmo alinhamento