top of page
Buscar
  • Foto do escritorKaren Bassi

Existe posição correta para dormir?

Esse é mais um tópico de dúvida frequente de todos, e que já ouvimos diversas respostas. A mais comum é a posição de lado com travesseiro não muito alto ou baixo, mantendo cabeça no mesmo alinhamento horizontal da coluna. Mas será que é assim mesmo, robotizado, que devemos dormir?!


A indicação dessa posição é simples: não tem rotação e as curvaturas da coluna estão mantidas. É por isso que essa é uma posição que eu recomendo para quem está com problemas diários com relação a rotação ou dor na coluna. Como assim?


Se você está bem (espero que sim), não tem desconforto ao longo do dia, e tem o hábito de dormir de barriga pra baixo com a cabeça virada, não sou eu que vou mudar isso. O seu próprio corpo será um alerta. Enquanto você tiver resistência e capacidade física de se manter nessa posição, ótimo. Aproveite. Em determinadas situações, por exemplo um dia que estiver com tensão no pescoço, essa posição não será agradável. Naturalmente você mudará, até que melhore, pois se habituou a dormir assim. E também, em algum momento da vida, essa posição não será mais a sua favorita. Você simplesmente vai perceber que ela deixou de ficar agradável e irá mudar. E assim que funcionamos!


Um dia gostamos de dormir de lado, outro de barriga pra cima, de repente a necessidade de um travesseiro por baixo dos joelhos, e assim vai. Quem determina a melhor posição pra dormir é o seu corpo, o seu conforto e sua capacidade de se manter naquela posição conseguindo descansar, recuperar e reparar sua energia.


Recomendações são feitas quando o corpo está com alguma queixa em questão. Às vezes dormir de lado por muito tempo também começa a gerar, em algumas pessoas, um desconforto na face lateral do glúteo. Mude de posição. Observe se isso já ajuda.


E claro, dores persistentes merecem uma atenção especial. Consulte um Fisioterapeuta caso esteja vivenciando dores frequentes.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

As epicondilites, conhecidas como tendinites no cotovelo, afetam inúmeras pessoas globalmente. Associadas ao "cotovelo de tenista" ou "cotovelo de golfista", essas dores podem impactar significativame

Termo que frequentemente surge quando falamos sobre problemas no joelho. A condromalácia está relacionada a alterações na cartilagem da patela (aquele osso que fica bem na frente do joelho). Essas mud

Essa pergunta pode parecer simples, mas carrega consigo um significado profundo. Cuidar de si mesmo não é apenas uma questão de estética, mas uma demonstração de amor-próprio e de responsabilidade par

bottom of page