Fascite plantar: o que é e o que posso fazer para melhorar

A fascite ou fasceite plantar é mais uma das inflamações possíveis que podem ocorrer no corpo por excesso de volume e demanda, peso corporal, calçado inadequado, e uma série de outros motivos.

É a inflamação da fáscia (um tecido que recobre a musculatura da sola do pé) que vem desde o calcanhar até os dedos dos pés. É uma região que está sempre recebendo movimento de esticar e ativar, até porque é ali que nossa curva do pé acontece

A dor clássica que na maioria das vezes "fecha" o diagnóstico é a for matinal ao acordar. Ao sair da cama, os primeiros passos são os mais dolorosos. E na maioria das vezes, melhora após alguns minutos

Veja então, se melhora quando movimenta, porque ficar parado então?!

Uma das primeiras orientações para os pacientes que estão passando por essa dor é a autoliberação com bolinha (na sola do pé direto) e exercícios de alongamento com um pouco de ativação. A indicação do gelo não é uma regra, pois já vi pacientes melhorarem com compressa quente. Mas experimente um dos dois e me conta depois

O principal é entender o que ajudou a iniciar esse processo de dor. Trocou de tênis ou sapato? Começou a andar muito e não estava acostumado? Ganhou peso em curto período? Iniciou um novo esporte que demanda de pernas, como corrida ou futebol?

Essas são as principais queixas e causas

O repouso é importante, mas não é assim que se trata. Procure sempre um profissional pra te ajudar, quando não há sucesso sozinho. Me manda mensagem caso esteja passando por essa dor