Karen Bassi
Liberação miofascial: o que é e quando é preciso
Essa é uma das várias técnicas que abordo, muito utilizada para alívio de dores agudas, crônicas ou que comprometam a região fascial ou dor espalhada.
Primeiro é necessário explicar o que é a fáscia. Gosto sempre de fazer uma analogia com a "pele" do frango: tem a parte muscular, o que costumamos comer, e a pele que recobre, é a fascia.
Esse tecido é único. Ele sozinho, recobre toda a nossa musculatura do corpo. Por isso, é comum sentirmos por exemplo uma dor de cabeça, mas a origem pode estar vindo da musculatura do pescoço.
A dor miofascial aparece por diversos motivos, excesso e sobrecargas, postura, falta de alongamento ou mobilidade, entre outros motivos. A região fica sensibilizada, podendo doer não só no local, mas sim ao redor ou, gerar o famoso ponto gatilho (dor referida, além da dor local)
A liberação miofascial vem para amenizar e aliviar essa área, com dígito pressão no local ou técnicas como agulhamento a seco. O alívio costuma ser imediato.
Se você sente frequentemente dor em algum determinado ponto após a prática de atividade física ou após ficar muito tempo na mesma posição (situações mais comuns), provavelmente uma liberação é bem vinda
E você, já recebeu uma dessas liberações?! Conta pra mim!