Buscar
  • Karen Bassi

Medo de se mexer. Já ouviu falar em Cinesiofobia?

É normal sentirmos medo por situações adversas, como insetos, animais ou situações. Em geral o medo inibe na tentativa de nos proteger do sentimento que ele nos causa.


Algumas pessoas já vivenciaram situações intensas de dor, como carregar um objeto pesado (um sofá) e sentir a coluna. O medo disso acontecer de novo pode ser tão intenso, que a pessoa passa a modificar seus movimentos naturais no cotidiano, afim de evitar ao máximo que ele possa acontecer novamente. Podemos chamar isso de cinesiofobia.


Mas veja bem, sentir medo de se mexer, não é bom! O movimento é um ato natural, está presente o tempo inteiro no nosso cotidiano.


Por isso, quando identificamos esse medo presente em algum paciente, iniciamos um processo que chamamos de "educação em dor". É de extrema importância para a melhora física e global. Se não tenho nada fisicamente, mas tenho medo de sentir, qual prazer terei no dia a dia? E praticar esporte, será que consigo com medo?


Tema importante que será abordado novamente mais pra frente

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quando o paciente me procura, é evidente que meu foco vai para a parte anatômica e física do problema. Mas quando ouço "Estou com dor pra brincar com meu filho"; "estou com dor pra correr e tenho uma