Buscar
  • Karen Bassi

O que é a hérnia de disco? Devo me preocupar?

Alguns pacientes já apresentaram dores constantes na coluna lombar ou cervical, e como a maioria, foram orientados a fazer um exame de imagem para verificar a presença de alguma questão no disco. Muitos não encontram nada, outros algo bem simples que não justifica a dor, e outros, realmente a hérnia.


Para explicar sobre a hérnia, vou iniciar com o disco. Cada vértebra da nossa coluna tem um disco intervertebral entre elas. Gosto de falar que esse disco é igual o chiclete bubbaloo: tem uma camadinha grossa por fora, e líquido por dentro. Você já deve ter ouvido de um ortopedista que seus disco estão "pouco hidratados". É quase esse líquido de dentro começa a diminuir a sua produção e na ressonância fica escuro. Dificilmente alguém sente dor por essa causa.


Outro achado é quando a parte externa do disco, que é durinha (pense no chiclete) fica um pouco rachadinha ou cria uma pontinha. É o tal abaulamento ou protusão discal. Aqui já pode surgir dor na coluna, mas novamente, não é uma regra. Pode ser que você tenha uma protusão e não sinta desconforto.


A hérnia então é quando esse camada externa perde a capacidade de conter o líquido que fica lá dentro e ele extravasa. Chamamos de extrusão discal. O que causa a dor em quem tem essa extrusão é o que ela faz. Ela pode comprimir raiz nervosa que sai daquele nível vertebral causando dor local ou até irradiação. Normalmente ela melhora sozinha em torno de 3 a 6 meses, mas cada um terá uma experiência diferente.


Quando devo me preocupar? Se a dor não melhora, e a única coisa que ajuda é o uso de medicamento, talvez seja o momento de procurar atenção. O trabalho a ser feito é todo voltado para a analgesia local, com condutas antiinflamatórias e muita, muita estabilização/ativação muscular.


Lembrando: nem todo mundo que tem dor lombar, tem hérnia. E nem todo mundo que tem hérnia, tem dor lombar. Cada indivíduo tem o seu processo. Cuide-se!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O frio influencia a minha dor?

Com certeza se não foi você, alguém próximo já se queixou de um aumento de dor em dias frios. Mas será que essa informação se sustenta? Muitos estudos foram realizados na tentativa de "compreender" es

Existe posição correta para dormir?

Esse é mais um tópico de dúvida frequente de todos, e que já ouvimos diversas respostas. A mais comum é a posição de lado com travesseiro não muito alto ou baixo, mantendo cabeça no mesmo alinhamento

Mas afinal, quando fazer gelo ou calor?

Essa é uma dúvida frequente das pessoas e vamos esclarecer ao máximo aqui! Antes de falar pra que serve cada um, é importante alinharmos uma nomenclatura. Utilizamos o termos vasodilatação e vasoconst