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  • Foto do escritorKaren Bassi

O que é a tendinite patelar e o que posso fazer para melhorar?

Você pode jogar isso no Google e terá a resposta, com certeza. Mas quis trazer aqui outra explicação e visão desse diagnóstico de dor no joelho, e que talvez não esteja tão mastigado assim.


Já sabemos que a tendinite é uma sobrecarga causada por excessos, volumes exagerados, desequilíbrio, entre outras causas.


A tendinite patelar nada mais é então do que uma sobrecarga na região anterior do joelho (bem na frente e abaixo do joelho)


O tendão patelar é quem conecta a patela à tibia, e é também o final do músculo quadríceps (aquele que fica bem na coxa, na frente).


A causa da tendinite patelar pode ser ampla, realmente difere de uma pessoa pra outra. Em geral, se a inserção de um músculo está sobrecarregada, possivelmente esse músculo também está. Ou, está trabalhando de forma incorreta. É necessária uma avaliação física pra responder com certeza.


O que posso dizer é: se você se identifica com esse diagnóstico, e pratica esporte de impacto como corrida (e quer continuar praticando), talvez seja o momento de buscar atenção. Ou não pratica esporte, mas sim treina com aparelhos de musculação. Observe em qual exercício essa dor aparece pra entender se vem dali, se é o gesto ou a carga.


O importante é entender de onde está vindo esse desequilíbrio e trabalhar nisso. Pra ajudar a aliviar a dor no joelho, é uma boa o uso de gelo local, por 20 minutos. E lembre-se: você não precisa se acostumar com a dor quando ela pode ser tratada!

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