O que é bursite e como melhorar?

Termo muito comum para diagnosticar algumas dores em regiões de pontas ósseas

Assim como a tendinite (que acomete a região final de um músculo, o tendão) a bursite é a inflamação da bursa. A bursa nada mais é que uma "bolsa" com conteúdo líquido e que fica localizada em regiões de pontas ósseas, como cotovelo, patela ou lateral do quadril

A inflamação na bursa pode surgir por uma sobrecarga mecânica ou por um trauma (pancada local)

A sobrecarga seria a evolução de uma tendinite ou um estresse muscular. É muito comum pacientes com bursite por sobrecarga virem acompanhados de uma tendinite do mesmo grupo muscular que passa próximo da bursa. Isso acontece pois a bursa está bem próxima da inserção de alguns tendões. Logo, se tenho uma tendinite e não trato, isso pode evoluir para a bursite

A inflamação por trauma é quando ocorre uma pancada, batida. Por exemplo, cair com o cotovelo no chão. O trauma pode gerar uma bursite chama aguda, que acabou de acontecer

O tratamento é igual para as situações mencionadas. Claro que cada uma tem seu histórico e sua irritação de dor, uma está mais relacionada com dor crônica e outra com um episódio recente de dor aguda

Da mesma forma que uma tendinite é tratada, a bursite também é. As orientações de cotidiano então são iguais. Identificou que um esforço incomoda a ponta do ombro, observe se consegue alterar a posição ou o lado do braço. Sente dor na lateral do quadril quando dorme de lado? Coloque um travesseiro entre os joelhos, mude de lado, mude a posição

Se você está passando por alguma situação de dor, procure um profissional. Lembrando que esse diagnóstico pode ser feito sim por um exame de imagem, mas caso você não o tenha, o tratamento segue da mesma forma. O exame é complementar, não essencial!