top of page
Foto do escritorKaren Bassi Fernandes da Silva

Toda dor é uma lesão?

Uma das definições da dor é que ela é uma experiência desagradável. Por essa definição, já dá pra entender que ela muda de pessoa pra pessoa.


Aprendemos que dor é um sinal de alerta, de que algo não vai bem. Mas na verdade, a dor (quando é por lesão), é somente uma das capacidades do nosso sistema que comanda essa informação.


Esse sistema pode ser acionado por outros motivos também, considerando que a dor é uma experiência. Pode ser acionado até por uma situação de estresse, alerta, sobrecarga. Por ser uma experiência, não necessariamente representa algo físico, local.


O que isso significa? Muitas vezes, a experiência de dor que você sente, pode não vir do tecido em si onde sente a dor. É o famoso caso de quem vai fazer exame de imagem (ressonância, ultrassom) e não encontra nada ali.


Diagnosticando bem de onde vem essa dor, dá pra ser resolvido facilmente.


Vale lembrar que em algumas pessoas esse sistema "dispara" a informação da dor por um tempo prolongado, não esperado.


É quando chamamos de dor crônica. Nesse caso, o trabalho é feito para tratar a dor, mas o principal são as orientações fora do ambiente de clínica, no dia a dia.


Se você se identificou com essas explicações, pode ser que não precise passar por um longo processo de investigação da causa da dor

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page