Buscar
  • Karen Bassi

Você sabia que não é indicado repouso absoluto no tratamento da tendinite?

A tendinite nada mais é que uma sobrecarga na estrutura final do músculo, onde é inserido no osso: o tendão. Muitas vezes vem acompanhada de sobrecarga do próprio músculo em questão, mas o fato é que a a dor e a limitação se dá no tendão em si.


Utilizamos um conceito muito importante e que falarei muitas vezes aqui que são as variáveis Capacidade e Demanda. Se o músculo em questão tem capacidade para suportar a demanda, tenho um tendão saudável. Se o contrário acontece e ultrapasso essa capacidade, meu tendão começa a ser sobrecarregado. É aí que o processo de tendinite começa.


A tendinite então é um processo inflamatório, decorrente de uma sobrecarga, acompanhada de dor e às vezes até inchaço. Uma das recomendações no primeiro momento do tratamento é então repousar essa musculatura, afim de diminuir a sobrecarga.


Porém, alguns estudos já mostraram que o tendão precisa de um pouco de carga para se recuperar. Não é mais recomendado parar completamente de movimentar, mas essa carga tem que ser no limite da dor e progressiva.


Então, se você está passando por um momento com tendinite, observe quando iniciou e se tem relação com algum movimento específico. Avalie se não está passando do ponto, e se sim, diminua a carga e o estímulo. Às vezes essa atitude já pode ser o suficiente para diminuir essa sobrecarga. Se a dor persistir, provavelmente será necessário um tratamento breve, e lembrando, ativo!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Até essa altura, você já sabe que dor é uma experiência, e que não necessariamente, precisa vir de uma lesão física, certo?! A dor é interpretada por uma região no nosso cérebro e, através de uma via,

Como já falamos inúmeras vezes, a dor pode vir por uma lesão real de tecido ou, por uma experiência em que lá no nosso cérebro, é interpretada como dor O que vou citar aqui são algumas situações que p

Quem sofre com dor de cabeça sabe muito bem que os motivos variam igual trocamos de roupa. Um dia é alimentação, outro pela falta dela, outro porque não dormiu bem e assim vai. A cefaleia pode ter inú