Buscar
  • Karen Bassi

3 dicas simples que podem aliviar a dor lombar

A maioria das vezes que sentimos dor lombar, tem relação com musculatura, rigidez, falta de mobilidade, e por aí vai.


Por esse motivo a primeira dica é o clássico calor local. Muitos pacientes me procuram para tratar dor lombar, e logo no dia da avaliação pergunto se já tentou fazer e se ajudou. Grande parte não tenta por conta da dúvida "calor ou gelo".


No caso da dor lombar, opte inicialmente pelo calor. O gelo é indicado sim, mas em situações muito específicas.


A segunda dica é a autoliberação, uma forma de soltura em que você comanda a intensidade. Pode ser com uma bolinha de tênis, bolinha do cachorro (um pouco mais firme), e por aí vai. O foco é soltar a soltura, por isso, pule locais ósseos.


Deitado de barriga para cima no chão, com a bolinha entre você a musculatura da lombar e o chão, relaxe o peso. Essa dica é valiosa e pode aliviar e muito.


A última dica é simples, porém não tão óbvia: evite o imobilismo. Muitas queixas lombar tem relação com "ficar muito tempo em pé", "muito tempo sentado".


Para essas queixas, recomendo que saia dessas posições, de tempos em tempos. Dessa forma, a lombar não passa tanto tempo parada, sem movimento, e a queixa vem menor ou, com um frequência menor.


Me conta, você já tentou alguma dessas dicas?!

1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Até essa altura, você já sabe que dor é uma experiência, e que não necessariamente, precisa vir de uma lesão física, certo?! A dor é interpretada por uma região no nosso cérebro e, através de uma via,

Como já falamos inúmeras vezes, a dor pode vir por uma lesão real de tecido ou, por uma experiência em que lá no nosso cérebro, é interpretada como dor O que vou citar aqui são algumas situações que p

Quem sofre com dor de cabeça sabe muito bem que os motivos variam igual trocamos de roupa. Um dia é alimentação, outro pela falta dela, outro porque não dormiu bem e assim vai. A cefaleia pode ter inú