Mobilidade x Flexibilidade: Qual a Diferença e Por Que Isso Impacta Sua Performance?
- Karen Bassi Fernandes da Silva
- 8 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Muita gente acredita que é “inflexível”, quando na verdade o problema não é flexibilidade e sim mobilidade.E entender essa diferença muda completamente a forma como você treina e previne lesões.
Flexibilidade é a capacidade de alongar um músculo, quando ele estende. Um exemplo seria tocar a ponta do pé. A flexibilidade está ligada ao alongamento passivo, ou seja, o músculo relaxa e “cede”.
Mobilidade é capacidade de se mover com controle e força. É a liberdade de movimento da articulação, unida à força dos músculos ao redor.
Um exemplo seria agachar profundo com estabilidade, elevar o braço sem compensar a coluna. A mobilidade é dinâmica, ativa e funcional.
Você provavelmente tem falta de mobilidade se consegue alongar, mas não consegue executar o movimento completo; tem a sensação de “travamento” articular
E você tem falta de flexibilidade se realmente sente o músculo encurtado ou tem dificuldade em alongar passivamente.
Através de uma avaliação biomecânica, conseguimos identificar onde falta mobilidade, onde falta força, quais movimentos estão compensando e quais padrões precisam ser ajustados.
A partir disso, criamos um plano específico para o seu esporte, protegendo seu corpo e aumentando performance ao mesmo tempo.

Comentários