Buscar
  • Karen Bassi

3 mitos sobre dor na coluna

Preparados pra desmistificar algumas crenças?! Então vem comigo


Mito 1: Repouso melhora dor na coluna


O repouso da coluna em caso de dor aguda (uma crise, por exemplo) é indicado realmente nas primeiras horas do evento. Mas por quanto tempo essa coluna vai ficar assim, sem movimento ou ativação? É necessário sim movimentar, ativar, recrutar, para tratar com qualidade. Não adianta só choquinho!!!


Mito 2: todo diagnóstico é feito com exame de imagem


Não mesmo. A dor na coluna pode ser resultado de muitos fatores. Até estresse pode entrar aqui. Já pensou procurar "estresse" na ressonância?! Dor na coluna pode ser de origem muscular, visceral, somática, postural, muitos fatores. Na minha prática clínica, nem sempre "bate" com a imagem. Esquece essa necessidade de investigar por dentro!


Mito 3: hérnia de disco só melhora com cirurgia


Ainda bem que não. A indicação de cirurgia é pra casos realmente extremos, com perda de função e claro, se o conservador não teve efeito positivo. Na maioria dos casos, é possível tratar a coluna e o corpo como um todo, e não focar na hérnia


Consegue perceber que só remédio, só choquinho e muito medo pode não estar ajudando tanto?! O momento de tratar a coluna é agora!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quando o paciente me procura, é evidente que meu foco vai para a parte anatômica e física do problema. Mas quando ouço "Estou com dor pra brincar com meu filho"; "estou com dor pra correr e tenho uma