Buscar
  • Karen Bassi

Devo fazer alogamento antes do treino?

Gosto de começar perguntando: qual a sensação que o alongamento te dá? Pra mim, me relaxa. Me deixa tranquila, solta, maleável, leve. Isso acontece porque quando alongamos, "inibimos"/"desligamos" alguns receptores motores. A informação que o sistema musculoesquelético recebe é de "acabou, pode descansar". Isso falando de um alongamento estático, aquele que fica parado sustentando.


Faz sentido "desligar" antes do treino? Não! Por conta dessa inibição, na verdade, tenho maiores chances de me machucar no treino. Se meu corpo está inibido, ele não terá uma resposta rápida pra alguma situação de entorse, câimbra, contratura, entre outras.


Sim, alongar de forma estática antes do treino é um risco. Pra diminuir isso, começamos a falar sobre os alongamentos dinâmicos/balísticos. Aqueles que não sustentam na posição, que vai e volta sabe?


Outra forma de "preparar" o corpo pro treino é o clássico aquecimento. Esquentar o corpo, recrutar, ativar. Isso sim é bom pra um pré treino.


Mas então quando alongar? Se você gosta de fazer alongamento, recomendo após a prática do treino! Só cuidado com a intensidade!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quando o paciente me procura, é evidente que meu foco vai para a parte anatômica e física do problema. Mas quando ouço "Estou com dor pra brincar com meu filho"; "estou com dor pra correr e tenho uma