top of page
Buscar
  • Foto do escritorKaren Bassi

Existe posição correta para dormir?

Esse é mais um tópico de dúvida frequente de todos, e que já ouvimos diversas respostas. A mais comum é a posição de lado com travesseiro não muito alto ou baixo, mantendo cabeça no mesmo alinhamento horizontal da coluna. Mas será que é assim mesmo, robotizado, que devemos dormir?!


A indicação dessa posição é simples: não tem rotação e as curvaturas da coluna estão mantidas. É por isso que essa é uma posição que eu recomendo para quem está com problemas diários com relação a rotação ou dor na coluna. Como assim?


Se você está bem (espero que sim), não tem desconforto ao longo do dia, e tem o hábito de dormir de barriga pra baixo com a cabeça virada, não sou eu que vou mudar isso. O seu próprio corpo será um alerta. Enquanto você tiver resistência e capacidade física de se manter nessa posição, ótimo. Aproveite. Em determinadas situações, por exemplo um dia que estiver com tensão no pescoço, essa posição não será agradável. Naturalmente você mudará, até que melhore, pois se habituou a dormir assim. E também, em algum momento da vida, essa posição não será mais a sua favorita. Você simplesmente vai perceber que ela deixou de ficar agradável e irá mudar. E assim que funcionamos!


Um dia gostamos de dormir de lado, outro de barriga pra cima, de repente a necessidade de um travesseiro por baixo dos joelhos, e assim vai. Quem determina a melhor posição pra dormir é o seu corpo, o seu conforto e sua capacidade de se manter naquela posição conseguindo descansar, recuperar e reparar sua energia.


Recomendações são feitas quando o corpo está com alguma queixa em questão. Às vezes dormir de lado por muito tempo também começa a gerar, em algumas pessoas, um desconforto na face lateral do glúteo. Mude de posição. Observe se isso já ajuda.


E claro, dores persistentes merecem uma atenção especial. Consulte um Fisioterapeuta caso esteja vivenciando dores frequentes.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

3 Hábitos que Podem Aumentar a Sua Dor nas Costas

1. Imobilismo prolongado: Passar longos períodos sem se movimentar, seja sentado em uma cadeira por horas ou ficar sem atividade física, pode aumentar a rigidez muscular e causar tensão na coluna vert

O Que Você Tem Feito Hoje Para Ter Mais Saúde?

Você já parou para pensar na importância da sua saúde? Ela é a base da sua vida, sem ela muitas vezes não é possível trabalhar bem, cuidar da casa, da sua família e muitas vezes nem ter momentos de la

bottom of page