top of page
Buscar
  • Foto do escritorKaren Bassi

O frio influencia a minha dor?

Com certeza se não foi você, alguém próximo já se queixou de um aumento de dor em dias frios. Mas será que essa informação se sustenta?


Muitos estudos foram realizados na tentativa de "compreender" essa afirmação. Uma informação relevante foi a de que pacientes com artrite se sentiam melhora em ambientes secos e quentes. Alguns estudos mostraram um número grande de aumento da dor em ambientes úmidos. Mas veja bem, os avaliados tinham queixas de dores crônicas como artrite reumatóide, osteoartrite e fibromialgia. Essas são doenças que realmente tem uma sensibilidade maior ao frio.


Uma outra hipótese é de que nosso corpo fica em tensão/contração, diminuindo assim o fluxo sanguíneo para as extremidades. Além disso, pode diminuir a resposta do músculo ao movimento, inibindo a proteção articular.


Mas a verdade é que até hoje, não foi provado com certeza essa informação. É realmente uma crença que temos, e que se sustenta para muitas pessoas.


Minha dica é: se você sente que o frio influencia na sua dor de forma negativa, prepare-se para ele. Agasalhe-se melhor (por exemplo, para dor cervical, o uso de cachecol pode ser uma boa). Movimente-se mais do que o habitual, com alongamentos, exercícios de mobilidade, por exemplo ao acordar antes de sair da cama. E se necessário, capriche na bolsa de água quente!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você toma remédio quando sente dor?

Quantas vezes você já tomou um analgésico ou anti-inflamatório quando sentiu aquela dor incômoda nas costas, no pescoço ou em qualquer outra parte do corpo? É uma prática comum, não é mesmo? Mas será

3 Hábitos que Podem Aumentar a Sua Dor nas Costas

1. Imobilismo prolongado: Passar longos períodos sem se movimentar, seja sentado em uma cadeira por horas ou ficar sem atividade física, pode aumentar a rigidez muscular e causar tensão na coluna vert

O Que Você Tem Feito Hoje Para Ter Mais Saúde?

Você já parou para pensar na importância da sua saúde? Ela é a base da sua vida, sem ela muitas vezes não é possível trabalhar bem, cuidar da casa, da sua família e muitas vezes nem ter momentos de la

bottom of page