top of page
Buscar
  • Foto do escritorKaren Bassi

O que é a hérnia de disco? Devo me preocupar?

Alguns pacientes já apresentaram dores constantes na coluna lombar ou cervical, e como a maioria, foram orientados a fazer um exame de imagem para verificar a presença de alguma questão no disco. Muitos não encontram nada, outros algo bem simples que não justifica a dor, e outros, realmente a hérnia.


Para explicar sobre a hérnia, vou iniciar com o disco. Cada vértebra da nossa coluna tem um disco intervertebral entre elas. Gosto de falar que esse disco é igual o chiclete bubbaloo: tem uma camadinha grossa por fora, e líquido por dentro. Você já deve ter ouvido de um ortopedista que seus disco estão "pouco hidratados". É quase esse líquido de dentro começa a diminuir a sua produção e na ressonância fica escuro. Dificilmente alguém sente dor por essa causa.


Outro achado é quando a parte externa do disco, que é durinha (pense no chiclete) fica um pouco rachadinha ou cria uma pontinha. É o tal abaulamento ou protusão discal. Aqui já pode surgir dor na coluna, mas novamente, não é uma regra. Pode ser que você tenha uma protusão e não sinta desconforto.


A hérnia então é quando esse camada externa perde a capacidade de conter o líquido que fica lá dentro e ele extravasa. Chamamos de extrusão discal. O que causa a dor em quem tem essa extrusão é o que ela faz. Ela pode comprimir raiz nervosa que sai daquele nível vertebral causando dor local ou até irradiação. Normalmente ela melhora sozinha em torno de 3 a 6 meses, mas cada um terá uma experiência diferente.


Quando devo me preocupar? Se a dor não melhora, e a única coisa que ajuda é o uso de medicamento, talvez seja o momento de procurar atenção. O trabalho a ser feito é todo voltado para a analgesia local, com condutas antiinflamatórias e muita, muita estabilização/ativação muscular.


Lembrando: nem todo mundo que tem dor lombar, tem hérnia. E nem todo mundo que tem hérnia, tem dor lombar. Cada indivíduo tem o seu processo. Cuide-se!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você toma remédio quando sente dor?

Quantas vezes você já tomou um analgésico ou anti-inflamatório quando sentiu aquela dor incômoda nas costas, no pescoço ou em qualquer outra parte do corpo? É uma prática comum, não é mesmo? Mas será

3 Hábitos que Podem Aumentar a Sua Dor nas Costas

1. Imobilismo prolongado: Passar longos períodos sem se movimentar, seja sentado em uma cadeira por horas ou ficar sem atividade física, pode aumentar a rigidez muscular e causar tensão na coluna vert

O Que Você Tem Feito Hoje Para Ter Mais Saúde?

Você já parou para pensar na importância da sua saúde? Ela é a base da sua vida, sem ela muitas vezes não é possível trabalhar bem, cuidar da casa, da sua família e muitas vezes nem ter momentos de la

bottom of page