top of page
Buscar
  • Foto do escritorKaren Bassi

Posso ir direto a um Fisioterapeuta caso esteja com dor?

Por muito tempo, a medicina daqui e de muitos outros países "educaram" a população com essa sequência: paciente que sente dor marca uma consulta com um ortopedista. O mesmo pede exames para investigar o caso. Enquanto isso, o paciente ainda não iniciou um tratamento e provavelmente, ainda está sentindo dor. Após saírem os resultados, retorno ao médico. Pode ser que nesse momento o médico já encaminhe para um Fisioterapeuta e prescreva medicamentos (se for o caso) ou então, é encaminhado para um especialista.


Mas o fato é que nesse tempo todo, o paciente não foi tocado. A dor ou queixa, não foi mexida para uma tentativa de alívio ou conforto.


Por isso, de uns anos para cá, países como Austrália e Canadá começaram a utilizar o termo "Profissional de primeiro contato". E adivinha quem é esse profissional? Fisioterapeuta!


Aproximadamente 90% das queixas de dor que chegam para um Ortopedista, não precisavam de um diagnóstico fechado por um exame de imagem para serem resolvidas. Muitos diagnósticos são feitos através da clínica do paciente, ou seja, os sintomas e o que ele está apresentando.


Com isso, o Fisioterapeuta virou o profissional referência para a resolução de muitas dores, tanto agudas quanto crônicas. Caso o profissional sinta a necessidade de uma investigação maior do caso, aí sim, ele é encaminhado para um Ortopedista ou especialista e juntos, de forma multiprofissional, o paciente será tratado.


No Brasil, algumas clínicas e hospitais já estão incentivando este comportamento.


E você, sabia disso?

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como eliminar sua dor sem cirurgia

Você está sofrendo com a dor e busca uma solução sem ter que passar por uma cirurgia? Temos boas notícias para você. Existem diversas estratégias que podem ajudar a aliviar sua dor sem a necessidade d

Você toma remédio quando sente dor?

Quantas vezes você já tomou um analgésico ou anti-inflamatório quando sentiu aquela dor incômoda nas costas, no pescoço ou em qualquer outra parte do corpo? É uma prática comum, não é mesmo? Mas será

3 Hábitos que Podem Aumentar a Sua Dor nas Costas

1. Imobilismo prolongado: Passar longos períodos sem se movimentar, seja sentado em uma cadeira por horas ou ficar sem atividade física, pode aumentar a rigidez muscular e causar tensão na coluna vert

ความคิดเห็น


bottom of page