top of page
Buscar

Toda dor é uma lesão?

  • Foto do escritor: Karen Bassi Fernandes da Silva
    Karen Bassi Fernandes da Silva
  • 31 de out. de 2022
  • 1 min de leitura

Uma das definições da dor é que ela é uma experiência desagradável. Por essa definição, já dá pra entender que ela muda de pessoa pra pessoa.


Aprendemos que dor é um sinal de alerta, de que algo não vai bem. Mas na verdade, a dor (quando é por lesão), é somente uma das capacidades do nosso sistema que comanda essa informação.


Esse sistema pode ser acionado por outros motivos também, considerando que a dor é uma experiência. Pode ser acionado até por uma situação de estresse, alerta, sobrecarga. Por ser uma experiência, não necessariamente representa algo físico, local.


O que isso significa? Muitas vezes, a experiência de dor que você sente, pode não vir do tecido em si onde sente a dor. É o famoso caso de quem vai fazer exame de imagem (ressonância, ultrassom) e não encontra nada ali.


Diagnosticando bem de onde vem essa dor, dá pra ser resolvido facilmente.


Vale lembrar que em algumas pessoas esse sistema "dispara" a informação da dor por um tempo prolongado, não esperado.


É quando chamamos de dor crônica. Nesse caso, o trabalho é feito para tratar a dor, mas o principal são as orientações fora do ambiente de clínica, no dia a dia.


Se você se identificou com essas explicações, pode ser que não precise passar por um longo processo de investigação da causa da dor

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Erro Mais Comum de Quem Tenta Tratar a Dor Sozinho

Sentiu dor, pesquisou na internet, fez um alongamento, passou um gelo, depois um calor… e seguiu a vida. Esse é um caminho muito comum e também o erro mais frequente de quem convive com dor por mais t

 
 
 

Comentários


logo-oficial-kb-04.png

Rua dos Macunis, 474 - Vila Madalena - São Paulo/SP 05444-001

  • Facebook
  • Instagram

Tel: (11) 91774-1947

©  2024 Karen Bassi Fisioterapia. Todos os direitos reservados

bottom of page